Blog
E-book: Saúde que vem da Safra
Entenda melhor sobre as particularidades da colheita dentro das quatro estações do ano e quais alimentos cada uma delas favorece. Consulte antes de montar sua lista de compras e leve mais saúde e sabor para sua mesa!CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO
4 Benefícios dos cosméticos naturais
Os cosméticos naturais deixam a pele e cabelos saudáveis e hidratados apenas com matérias-primas da natureza, sem ingredientes industrializados. Confira alguns benefícios para você que deseja se cuidar sem prejudicar o meio ambiente!1️⃣ NÃO AGRIDEM A PELEComo a pele absorve as substâncias aplicadas nela é importante selecionar bem, e os produtos naturais são ótimos para qualquer tipo de pele e por serem de origem vegetal apresentam menos riscos de causarem reações alérgicas.2️⃣ RICOS EM NUTRIENTESSão ricos em vitaminas e óleos vegetais, excelentes para a saúde da pele e cabelo. Promovem hidratação com elementos que estão em harmonia com a constituição da nossa pele.3️⃣ O MEIO AMBIENTE AGRADECE Produtos com base vegetal são a melhor alternativa para um consumo consciente e sustentável. Por seus compostos serem de elementos da natureza, não agridem o meio ambiente nem no seu processo de produção nem no descarte.4️⃣ ADEUS ÀS SUBSTÂNCIAS QUÍMICASCom o uso de produtos naturais, elimina-se a utilização de sintéticos químicos que em longo prazo podem trazer prejuízos para saúde.Além disso, os produtos sintéticos agridem e poluem o meio ambiente tanto no seu processo de produção, quanto no momento de descarte, como na água do banho, por exemplo, já que possuem componentes que não são biodegradáveis.Para ser realmente considerado um produtonatural, o cosmético deve estar de acordo com o que preconizam os órgãos que auxiliam na regulamentação de produtos orgâniocos:ECOCERT e o Instituto Biodinâmico (IBD).Os produtos naturais não podem conter as seguintes matérias-primas:corantes e fragrâncias sintéticas, polietilenoglicóis (PEGs), quartenários de amônio, silicones, dietanalomida e derivados de petróleo.De acordo com os órgãos, os produtos naturais precisam apresentar 95% no mínimo de sua composição de substâncias naturais e os 5% restantes podem ser de matérias sintéticas (excluindo as listadas acima).Verifique os rótulos para melhor escolha. Beleza e cuidado sem prejudicar o meio ambiente!
O que são produtos orgânicos e a importância da certificação
CLIQUE E ASSISTA AO VÍDEO
Hidropônico não é orgânico
Os alimentos hidropônicos têm um processo de produção totalmente diferente do processo proposto pela agricultura orgânica.Conheça as diferenças:Os produtos hidropônicos, assim como os alimentos convencionais, recebem agrotóxicos e outros produtos químicos para seu desenvolvimento. As plantas são cultivadas fora do solo, em reservatórios de água.Já o cultivo orgânico, é realizado no solo, sem produtos químicos e seguindo os princípios da agroecologia, como cultivo em ambientes diversificados em fauna e flora e revolvimento mínimo do solo.Diferente dos alimentos hidropônicos, os orgânicos são isentos de qualquer substância nociva à saúde ou aditivos que alterem sua qualidade. Além do fato de sua produção levar em conta a sustentabilidade ambiental, social e econômica, protegendo o solo e evitando agressões em qualquer fase.A produção orgânica tem como objetivo a harmonia com a natureza a partir da produção de alimentos saudáveis e isentos de quaisquer contaminantes nocivos. Além disso, o sistema de produção certificado garante ao consumidor produtos saudáveis.Exija a presença do selo de orgânico nas embalagens dos produtos para sua segurança.Adaptado de: https://www.ecojardimfranquias.com.br/www.ecobio.com.br
O que são Orgânicos?
Produtos orgânicos são aqueles provenientes da agricultura orgânica, ou seja, do modo de produção de alimentos e outros produtos vegetais que não fazem uso de insumos sintéticos. Como exemplo de insumos sintéticos, podemos citar: fertilizantes químicos, hormônios, antibióticos, pesticidas/agrotóxicos, drogas veterinárias. Também não são admitidos como orgânicos os organismos geneticamente modificados e os transgênicos.Na produção dos alimentos orgânicos a preocupação com o processo natural inicia-se com o controle da semente, passa pelo preparo não agressivo do solo, manejo da produção, colheita, destinação. Ou seja, os orgânicos possuem um sistema produtivo totalmente distinto da agricultura convencional, impedindo o uso de recursos que podem intoxicar os alimentos e, consequentemente, os seus consumidores, uma vez que agrotóxicos, por exemplo, são comprovadamente agentes indiretos causadores de doenças aos humanos.Além de favorecer o próprio organismo e as pessoas, a produção de alimentos orgânicos também é propícia ao meio ambiente. Os seus princípios são intrinsicamente atrelados ao da agricultura sustentável, sem gerar poluentes para o meio ambiente, reaproveitando resíduos naturais como adubo/compostagem na própria produção, aumentando a fertilidade do solo, com uso responsável da água, do ar, harmonizando a colheita com a vegetação nativa.A agricultura orgânica é o modo mais natural e saudável do ciclo da alimentação, promovendo qualidade de vida com produção sustentável, que protege o meio ambiente.
Certificações Orgânicas
Para assegurar ao consumidor a procedência do alimento orgânico que ele adquire, algumas certificações foram criadas para estabelecer normas socioambientais de produção e de auditorias de conformidade de origem e/ou processos utilizados. No Brasil já são diversos os selos atribuídos à produção orgânica:·Produto Orgânico Brasil: Para que os produtos sejam oficialmente regularizados por autoridade competente, é preciso que eles sejam credenciados pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), junto ao Inmetro e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O SisOrg certifica que o produto tem em sua composição o mínimo de 95% de ingredientes orgânicos e outros 5% dentro das regras da produção orgânica. A certificação pode ocorrer por meio Auditoria (certificadoras credenciadas), por Sistema Participativo (Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade) e por Controle Social na Venda Direta (grupos organizados e cadastrados). Entretanto somente as duas primeiras categorias são autorizadas para utilizar o selo “Produto Orgânico Brasil”.·IBD – Associação de Certificação Instituto Biodinâmico: O IBD é uma das organizações certificadoras de produtos orgânicos no Brasil, credenciado como Organismo da Avaliação da Conformidade (OAC) no SisOrg e reconhecida por organismos internacionais, garantindo que o produto também está em conformidade com as normas norte-americanas e europeias. Todos os produtos da linha Fito Orgânicos são certificados pela IBD.
Safras da Estação
Quem opta por manter uma alimentação natural e orgânica como estilo de vida, também entra em um processo cultural de consumo de produtos de acordo com a safra. Em processos naturais de cultivo, também se respeita os períodos de sazonalidade de desenvolvimento, maturação e produção dos vegetais, que muitas vezes se relacionam com as estações do ano mais propícias ao cultivo ou tempo de ciclo (plantio, cultivo e colheita).Alguns produtos só são encontrados em mercados convencionais durante todo ano, pelo fato de o produtor adotar condições artificiais no cultivo e que podem causar mal ao vegetal e aos seus consumidores. Somente com o uso de fertilizantes químicos, hormônios e conservantes é possível entregar alimentos fora de sua época, o que é absolutamente rechaçado na produção de alimentos orgânicos. Portanto, quando se respeita a sazonalidade dos alimentos, também é mais possível que o consumidor adquira alimentos mais saudáveis, que respeitam o ciclo vegetal, que serão mais nutritivos, saborosos e que também serão mais baratos, já que não haverá escassez de oferta no período.Quer acertar na busca de alimentos de acordo com a época do ano? Clique aqui e confira a tabela de sazonalidade de alimentos elaborado pela Ceagesp.